Novos Recordes Nacionais de Mergulho Livre

Paulo Nóbrega, Pedro Capela e Francisco Gautier estabelecem três novos recordes nacionais
2007-08-11

Registaram-se 3 novos recordes nacionais de mergulho livre na 3ª edição do evento "Rumo ao Abismo", realizado nos dias 10 e 11 de Agosto de 2007, na Ilha do Faial (Portugal).

Foto: Rolando Marques

Paulo Nóbrega estabeleceu pela primeira vez o recorde nacional na disciplina de Peso Variável com a marca de 60m de profundidade. Nesta disciplina, o apneísta desce à profundidade anunciada utilizando um trenó*. Quando o apneísta chega ao fundo, solta-se do trenó e sobe apenas puxando o cabo-guia* com as mãos e/ou utilizando barbatanas/monofin.

Foto: Rolando Marques

Pedro Capela conseguiu obter um novo recorde nacional na disciplina de Peso Constante s/ barbatanas, com a marca de 35m de profundidade, quebrando assim o recorde de João Costa, estabelecido em Junho de 2005, na edição 2ª edição do Rumo ao Abismo.

Fonte: Gabinete de Imprensa da Semana do Mar

Francisco Gautier melhorou o seu antigo recorde na disciplina de Peso Constante (c/ barbatanas), estabelecido no Campeonato do Mundo, em Setembro de 2005, em Villefranche-sur-mer na França. Desta vez mergulhou aos 73,1m de profundidade, mas a marca oficial são os 72m de profundidade conforme anunciado.

De referir que Rui Campos também tentou superar o actual recorde de apneia estática, mas ficou apenas a 3s do actual recorde, com a marca de 5m40s.

*trenó - equipamento que desliza no cabo-guia. O trenó tem um peso extra que permite acelerar a descida sem intervenção do mergulhador. Em qualquer momento, o mergulhador pode desacelerar ou travar a descida, podendo inclusive soltar-se do trenó.

João Costa
PS: Um abraço especial para os faialenses 9)

Informações adicionais: