A Apneia e o Mergulho Livre de Competição

A AIDA (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia) reconhece 6 disciplinas de mergulho livre de competição:

Em piscina:
  • Apneia Estática
  • Apneia Dinâmica sem barbatanas
  • Apneia Dinâmica
No mar:
  • Imersão Livre
  • Peso Constante sem barbatanas
  • Peso Constante


Apneia Estática

Na apneia estática, o objectivo é suster a respiração o maior tempo possível, com as vias respiratórias submersas. Geralmente, o mergulhador fica a flutuar à superfície.










Apneia Dinâmica sem barbatanas

Na apneia dinâmica sem barbatanas, o objectivo é percorrer a maior distância horizontal possível, utilizando apenas a força muscular, podendo dar impulsos nas paredes da piscina no arranque e nas viragens.






Apneia Dinâmica

Na apneia dinâmica com barbatanas, o objectivo é percorrer a maior distância horizontal possível, utilizando apenas barbatanas ou monofin, podendo dar impulsos nas paredes da piscina no arranque e nas viragens.






Imersão Livre

Na imersão livre, o objectivo é mergulhar à profundidade anunciada, utilizando apenas a força muscular, podendo agarrar o cabo-oficial ao longo de todo o mergulho.










Peso Constante sem barbatanas

No peso constante sem barbatanas, o objectivo é mergulhar à profundidade anunciada, utilizando apenas a sua força muscular, podendo agarrar o cabo-oficial na viragem no fundo.










Peso Constante

No peso constante com barbatanas, o objectivo é mergulhar à profundidade anunciada, utilizando apenas barbatanas ou monofin, podendo agarrar o cabo-oficial na viragem no fundo.









Informação adicional: