
Foto: Frederic BUYLE
(clique na imagem para ver o video)
O austríaco de 37 anos volta a surpreender o mundo com um mergulho de tirar a respiração, após mergulhar até aos 215 metros de profundidade apenas com um único fôlego. O tempo total deste mergulho foi de 4m24s.
Herbert Nitsch já era o detentor do anterior recorde do mundo de mergulho livre na disciplina de peso variável absoluto, também conhecida por "no limits", com a marca de 183m de profundidade realizada em Agosto de 2006, em Zirje na Croácia.
O "no limits" é a disciplina de mergulho livre mais desafiante e onde se atigem as maiores profundidades. Para isso o mergulhador utiliza um trenó* para descer até à profundidade anunciada.
Apesar de Herbert Nitsch ter descido até aos 215m de profundidade, a homologação do recorde tem apenas em consideração a profundidade anunciada, que neste caso era de 214m, pelo que o recorde do mundo a ser homologado após teste de anti-dopping é de apenas 214m.
Durante a descida o mergulhador compensa várias vezes os ouvidos apenas com o ar respirado da superfície.
Herbert Nitsch demorou 1m46s para descer até aos 214m de profundidade.
Quando o mergulhador atinge a profundidade anunciada, o peso extra do trenó é solto e o mergulhador sobe automaticamente com a ajuda de um flutuador.
Herbert Nitsch ficou apenas 7s abaixo dos 214m de profundidade.
Em seguida, também é activado um sistema de segurança adicional, designado por sistema de contra-peso, que traz todo o equipamento e também o mergulhador para a superfície.
Herbert Nitsch demorou 1m44s desde os 214m de profundidade até a 10m da superfície.
Para evitar possíveis acidentes descompressivos, o mergulhador desacelera nos últimos metros de chegada à superfície, parando inclusivé a cerca de 10m de profundidade de forma a permitir a recuperação do organismo face às profundidades extremas a que esteve sujeito.
Herbert Nitsch fez uma paragem descompressiva de segurança a cerca de 10m de profundidade durante 54s, ainda em apneia, antes de retornar à superfície.
Ao retornar à superfície, o mergulhador recupera o fôlego e tem 15 segundos para efectuar o protocolo de superfície, demonstrando que está tudo bem consigo, só assim é que a performance pode ser validada pelos juizes da AIDA**.
Este recorde foi realizado na Ilha de Spetses, na Grécia no dia 14 de Junho de 2007.
Clique na imagem abaixo para ver o perfil do mergulho.
*trenó - equipamento no qual o mergulhador é transportado e que desliza no cabo-guia (cabo-guia: corda que vai desde a superfície até ao fundo, onde existe um lastro que garante que a corda está sempre esticada e o mais vertical possível). O trenó tem um peso extra que permite acelerar a descida sem intervenção do mergulhador. Em qualquer momento, o mergulhador pode desacelerar ou travar a descida, podendo inclusivamente soltar-se do trenó, mantendo-se no entanto ligado ao cabo-guia através de um cabo de segurança.
** AIDA - Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia
João Costa
Informações adicionais:- http://www.herbertnitsch.com/
- http://www.filmon.com/ (vídeo do recorde)
- http://www.nektos.net/ (fotos do recorde)
- http://www.trygons.com/ (sistema inovador de segurança)
- http://www.aida-international.org/